19 junho 2005

A minha Sogra e as Outras

Biba a Pita
(Autor: Maria Fernanda Pinheiro. Adaptação: Maria João Franco Garcia, Publicação: Carlos Pinheiro)

Ora Biba...


Prólogo

Esta peça, que irá ser representada quando bem aprouver aos actores do elenco do costume, é dedicada a uma Capricorniana muito querida, que tem uns cabelos de belos caracóis de meter inbeja!!!... por isso fico verde, às vezes, por isso sou do Sporting... Ora bem, mas tenho que falar dela, não é?

Aqui começa a nossa narração:

Ouçam lá o que “ela” disse, ou seja, passo a citar...

“Na semana passada, com o calor transpirei muito e como transpiro muito da pita e virilhas, limpei-me com uns toalhetes próprios da ausónia. Entretanto, na quarta-feira comecei a sentir algo estranho nos lábios interiores mesmo à entrada da vagina..., fui ver com um espelho e parecia uma bolha. Pensei: "olha, entalei a pita com as calças de ganga...esta mania de cruzar as pernas, usar penso diario na epoca de calor só me causa destas infecções ! "Vai daí que pedi à mãe Clô a pomada dela Halibut. Entretanto, a bolha passou a ficar grumosa, mais parecia um fungo e a mãe Clô deu-me outra pomada "Dermoflex". Com o esforço das mudanças na fábrica e com a transpiração, o baixa e levanta, tanto roçei a pita que a infecção foi piorando. Passei o sabado à tarde no sofá de pernas abertas com pomada para ver se melhorava. No Domingo fui com D. Clô ao Furadouro, mas viemos logo embora pois eu estava cada vez pior. Deitei-me outra vez no sofá de pernas abertas, depois de desinfectar e pôr pomada na pitucha.
Estava eu desesperada a lavar-me no bidé, quando chegou a minha casa D. Clô e sua mana Lainha (a mais velha, solteirona que se acha eternamente jovem!).
Vai daí que trouxeram um medicamente que, segundo elas, era milagroso e que me ia fazer muito veeeeemmm.
Como eu andava sempre a dizer que queria era "Canasten" elas efectivamente trouxeram o medicamento.”

D.Clô – Estás melhor filha? Tenho aqui um Spray, é Canasten

Nanda - Tá bem, vamos experimentar.”Confiei na D. Clô porque ela, por norma, lê todas as posologias, lê tudo sobre doenças e medicamentos.
Achei estranho o medicamento ser em spray e comentei:

Nanda – Mas, Oh D.Clô isso é em Spray... “mas elas disseram para eu por que ia ficar logo voa”.

Vom, arrimei com o spray prá pita e caisque ia morrendo de tanto ardor!

Nanda - Ai, que isto arde tanto!!! O que é que vocês fizeram? Estão tolas?

D.Clô - Ehehehe...o que arde cura e o que aperta segura.

Lainha - Eheheh...é verdade Nanda o que arde cura... e riam-se dizendo que tudo o que arde cura.

Nanda - Vão embora, vão? quero ficar descansada.

D.Clô - Oh Filha tens aí alguma revista?

Lainha - Sim...destas que eu leio, as que são cor de rosa.

Nanda - Se são cor de rosa não sei, mas tá aí uma das fofoquices.

Lainha - Ora aí está sandaber, esta é que é boa, eu costumo lê-la.
Nanda - Não me digam que vão ficar aqui a ler as minhas revistas...vão-se embora, sim?... Ai que isto arde tanto.

D.Clô - Oh filha, não sejas assim, não vês que é pra fazer vento à tua coisinha?

Nanda - Eu não quero nada disso!!...deixem-me em paz com a minha pituxa e as pernas abertas.

”Passei a tarde de pernas abertas no sofá a abanar a pita. Na segunda-feira quando acordei mal podia caminhar. Estava toda queimada!!!! tentei ler a posologia, mas a caixa não tinha. Consegui então ler por fora o que o medicamento tinha "Alcool isopropílico" e que é um antimicótico de largo espectro.
Fiquei furiosa! Liguei à minha médica e ela informou-me que as Madames Escleróticas deram-me um antimicótico das unhas!
Isto já deu para rir mas que sofri, lá isso sofri! Até pensei que nunca mais podia usar a minha pitucha!!!! eheheheeh!
Bom, com os medicamentos da médica e com a graças de Deus hoje já estou bem.

A R d’Ermesinde foi lanchar com a avó e com a Lainha e acabaram por ir a casa desta ultima.
Agora imaginem que a Lainha disse-lhe que é o spray que poe na pita dela quando tem alguma infecção e que usa como desodorizante after shave de homem porque não lhe causa alergias. E queria que a R d’Ermesinde e avó colocassem after shave para experimentarem!
A R d’Ermesinde estava incredula!”

E mais ficou, caros leitorejz, quando soube que a Lainha tinha posto um Spray que por acaso era inzsecticida, na cabeça de D.Clô, após esta se ter queixado de comichão e poderiam ser piolhos, não é berdade?
É que a eficázcia de um inzsecticida é substancialmente superior à do Quitozso.
Enfim, poderia ter ficado sem cabelo, mas olha! não fazia mal...poupava dinheiro nas idas ao cabeleireiro...

Acho que toda a giente tem é inbeja dos Sprays da Lainha, e depois dijzem mal das curajs dela, mas tamém ninguém arranja soluçõeszz.
São todos uns enrrascadozss...Têm sempre que ler as coisazss e ter receitaszss...Bolazss não é prezciso andar sempre a perguntar ao Doutor Zé e à D. Ina estazs coiszas, Sandaber!!!!

Estazs hisztorias da família eztão cada vezs melhores!!”

Fim de Citação
Maria João

8 Comentários:

Às 5:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

As histórias desta familia serão sempre muito interessantes. Devem continuar a ser publicadas pois o interesse público irá concerteza aumentar.

 
Às 7:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este conto está fabuloso!

Se calhar a Maria João tem mais histórias destas... Venham daí porque - como disse o comentador anterior - "o interesse público irá concerteza aumentar"...

Até pode ser que dê uma série de televisão... :)

Voltarei.

 
Às 5:22 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

é um conto cheio de animação e de grande sentido de humor... Biba á Pita... quem não deve ter achado graça na altura foi a menina da "parreca" visado....
Maria João és um génio ...
Amanhã volto

 
Às 10:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Oh, minha amigazzz, o texto é bom,, mazzz biba a pita...humm,é isso mesmo BIBA A PITA, que a historia é fantastica!!!!! Eheh, Maryjo sempre em grande

 
Às 6:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Oláááááááááá!! adorei a história do biba a pita...acho que deve continuar a escrever. Tem todo o meu apoio...quero continuar a ler as suas histórias..sp em grande

 
Às 9:58 da manhã , Blogger Avô Mokka disse...

Ao ler esta singela crónica, senti, vindo do ventilador da fonte de alimentação, eflúvios de conspiração feminista.
Das vibrações do "cooler" do microprocessador, parece-me sentir um padrão ritmado, um código "da Gates" a querer dizer que afinal elas estão a preparar a revolta da pita.
E a culpa é toda da Nandinha. A Nandinha e as suas críticas sociais, ou neste caso antropomorfológicas, a espevitar a imaginação da João para fazer dum acontecimento a todos os títulos trivial, uma epopeia de acontecimentos de grau quase mítico.
Agora vamos adorar a pita, coitadinha, só porque levou uma pitada (pitada aqui não tem que ver com pita, vide Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, edição nº 611) de pó para a caspa, ou outra qualquer marmelada.
Quem foi que se levantou para elevar o sofrimento da minha gaita quando a trilhei no fecho das Levis?
Quem levantou a voz quando andei 2 semanas com a gaita embrulhada em gaze depois de uma circuncisão em quase me levaram metade do prepúcio?
Eu vos digo: -Ninguém!
Ninguém tem pena da gaita. A gaita sofre em silêncio. Os seus desígnios não são elogiados poeticamente porque a gaita, qual cavaleiro andante, é o heroi dessoutra irmandade medieval à conquista de uma nova Jerusalém. É um novo cavaleiro templário humilde e puro (casto não que isso jé era abusar) conquistando em surdo sofrimento as glórias das muitas batalhas que lhe obstam ao caminho.

Meus Senhores e senhoras: PROTESTO.

 
Às 3:09 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Hum!!!Parece que a gaita do nosso amigo Mokka está cum inbeja!!!
Pronto, pronto, sieja...
Biba a Gaita, Tamém
Maria João

PS. Hei-de fazer uma epopeia sobre isso, ou seja:
Biba a Gaita do Mokka.

 
Às 5:04 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

olá

Foi mt bom recordar esta história, se bem que contada ao vivo e a cores pela dona da "pita" é mt mais engraçada ...

continua pois eu sei que a tua familia tem mt historias engraçadas.

Eli

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial